sábado, 1 de outubro de 2011

A AMIZADE: ESTAR A PAU

Adicionar legenda


Um gajo sabe que tem um amigo quando ele está a pau e simpaticamente, numa ironia fina, inteligente, nos faz reparar que cedemos à colherada diária de cabotinismo a que nos cabe resistir. Aí só resta rir – de nós, da nossa pompa, está claro.
Falo da infeliz legendagem da foto do post anterior e do comentário subtil com que o Fernando Santos, com o direito que lhe assiste de sermos amigos há trinta anos, me depena as plumas das peneiras.
Por isso lhe desejo as melhores férias no Brasil – parte segunda-feira –  e que compre boa música, ele que é um percussionista de mão cheia e que sempre riu a bom rir das minhas ridículas pretensões nos batuques.
Para ele, Fernando, deixo um retrato:

Sísifo no espelho nº 8

o menino de meias ¾
há muito se envergonha dessa foto.
a mulher que foi bonita
o senhor de pincenê
talvez o viúvo
todos se envergonham dessa foto.

eu mesmo
certo dia tencionei rasgá-la.
não rasguei.

no silêncio e na impossibilidade
o retrato sorri.

Iacyr Anderson Freitas

1 comentário:

  1. António, agora é que me desmanchaste a brilhantina. Ok, quando é que despejamos outra vez 30 imperiais cada um, como fizemos no dia em que nos conhecemos ? Nunca urinei tanto na minha vida...

    ResponderEliminar