quarta-feira, 23 de abril de 2014

TEOREMAS POÉTICOS

matta
 
 Vários Teoremas Poéticos de Basarab Nicolescu, físico quântico e “apóstolo” do Terceiro Secretamente Incluído. As traduções são minhas.
 
Estou de acordo com Raymond Ledruc: não pode despertar qualquer sentido sem o encontro prévio entre uma presença e uma ausência. É a relação contraditória presença-ausência que engendra o sentido. Sem a presença interior não pode despontar o sentido. A experiência interior revela a presença da ausência.
 
Os poetas são os físicos do sentido. Eles tomam as palavras por instrumento de investigação do que ocorre para lá para das palavras – natureza universal de qual o universo físico não passa de uma das facetas.
 
Uma das significações possíveis da alquimia: transformar a estrutura binária do contrasenso numa estrutura ternária do sentido.
 
A transdisciplinariedade é uma tentativa para reencontrar um equilíbrio entre o saber e o ser.
 
No culminar da especialização: a incompetência. As diferentes disciplinas não são portas para o desconhecido, mas antes territórios ciosamente guardados. O viajante do desconhecido deve devotar-se ao estreito caminho que não pertence a nenhum desses territórios. Sob a ameaça dos guardiões de todos esses territórios. 
 
O imaginário quântico é a circulação energética entre dois ou mais níveis de Realidade cerzidos pela descontinuidade. A inspiração poética é a percepção da respiração solidária entre diferentes níveis da realidade.
 
A matéria poética é a energia da unidade cósmica. Assim, a mais humilde poesia tem uma dimensão cósmica. Como o grão de areia, que contém o universo todo inteiro.
 
Tudo na vida é relação de forças. Salvo a poesia, que é a força das proporções.
 
Uma palavra não é feita para ser dita, mas para ser pensada, sentida e olhada. Como quem diz, uma palavra dita é uma palavra maldita.
 
A estupidez está para lá do bem e do mal: ela procura fazer-nos crer na existência de um só nível da Realidade. Há uma grande diferença entre a estupidez e a inteligência: a estupidez é terrestre enquanto a inteligência é universal.
 
A confusão entre o mal e a estupidez é perniciosa: o mal não é senão uma das múltiplas faces da estupidez.
 
A Natureza é um pré-texto. E a livro da Natureza não se lê, sobretudo escreve-se.
 
O amor é uma ressonância energética. É por isso que há tantos amores como qualidades xde energia.
 
Os três infinitos – o infinitamente grande, o infinitamente pequenio e o infinitamente consciente - definem o sistema de referência da Natureza.
 
Pela sua própria natureza, o mental não pode compreender a linguagem do terceiro secretamente incluído. É por isso que ele oproclama a sua inexistência.
 
A lógica do terceiro excluído está adaptada à descrição de um só nível da Realidade. Ela é então necessária e útil: ela faz-nos sobreviver. Mas ao mesmo tempo impede-nos de viver.
 
O vazio é pleno, o pleno é vazio. Entre os dois – o nosso olhar.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário