quinta-feira, 24 de maio de 2012

UMA CARTA DIZ MAIS QUE MIL IMAGENS

Em Moçambique não há comunicadores, só há comunicólogos afrocentristas

Foi recebido nas redacções dos jornais moçambicanos
o comunicado com este teor:


Á DIRECÇÃO EDITORIAL


                                                                 Maputo, ao 24 de Maio de 2012


Assunto: Convite para participar no Concerto Coca-Cola Afro Mega Show


A CAPTIVA8, Agência de Comunicação escolhida pela  Coca-Cola, vem por meio desta, convidar a órgão de informação que o Sr. ( a ) representa, a participar no Concerto Musical para celebrar a nova campanha Bilhões de razões para acreditar em África” e comemorar a 10ª edição da Copa Coca-Cola.

A Campanha Coca-Cola Afro Mega Concerto tem os seguintes objectivos:

-Estimular os africanos a sentir orgulho a nível pessoal, comunitário, regional e global;

- Queremos que os africanos vejam que enquanto o mundo se encontra em um estado volátil do fluxo económico e social, África está emergindo como importante jogador económico, social e cultural;

-Reorientar a juventude (lideres culturais), a uma oportunidade e potencial que já existe em África.

 Os portões estarão abertos a partir das 13:00hrs, onde os consumidores poderão participar de algumas actividades antes do início do mega show.  (PERGUNTO: NOS PORTÕES)

 Transporte para os jornalistas garantido, começando a recolha dos mesmos as 14:00Hrs.

NB: os jornalistas devem indicar o local onde serão encontrados.

Agradecíamos que confirmassem a vossa presença.

 Agradecemos antecipadamente a Vossa presença, esperando merecer melhor compreensão e subscrevemo-nos com elevada estima e consideração.


          Milva Santos     

      (Directora geral)

Lady Milva

       eu é que agradeço antecipadamente o estímulo para, diante de tal mostra de desempenho, profissionalismo, rasgo de imaginação e acerto gramatical poder ilustrar cabalmente o nível dos estudantes em Moçambique e a habilitação dos seus jovens operadores.

O estado volátil do seu fluxo discursivo já fede e encontra-me em dia de menor compreensão, depois de duas semanas em que tive de adiar testes na universidade, em Maputo, por causa da recusa sistemática dos estudantes em ler um simples texto com um léxico de mais de trezentas palavras, e o resultado está à vista no seu comunicado.

Se a Captiva – Consultoria em Comunicação – arvora, na generalidade, o nível de elaboração demonstrado neste comunicado, só pode ser um embondeiro da comunicação e está justificado o orgulho africano.

A maior miséria do mundo está em não se ter sequer consciência da nossa miséria mental mas estou certo que a metade mais criativa da sua tão vincada personalidade, assim que lhe forem apontados os erros do seu comunicado, criará o slogan: CAGA E SEGUE! Porque temos de sobreviver a qualquer custo, não é?

A língua é o nosso JPS – se uma especialista em comunicação (que digo eu, se A DIRECTORA) não o tem, como evadir-se do canhoeiro que teima em conhecer o focinho do seu Fô by fô? Faço-me entender?

Gosto muito desse pormenor das Activações na vossa apresentação. É um fermento, não é? Dá para todo o tipo de bolos? Neste mundo tão estátua de si-mesmo, tão mortiço, tão marasmado, uma activação jovem sempre dá um pouco de pica, não é?

Se precisar alguma vez de um endireita, não tenha pejo em contactar-me, os meus preços são em conta e aceito meticais.

À Coca-Cola endereço os meus parabéns pelo discernimento na escolha da Agência – nada seria tão elucidativo sobre o futuro que nos espera com o potencial africano como esta campanha. Havia de facto “bilhões de motivos” para a Agência Captiva ter sido a escolhida; por uma vez num país de cunhas & esquemas triunfou o mérito.
BIBA O CONSERTADO!

Gostei também muito do elenco escolhido para o Show: a brigada da iliteracia musical moçambicana. Verdadeiramente à altura da vossa campanha. A massa bruta encadeada aderirá em força, é garantido, e se houver muita Coca será um acto promocional sublime.   

Infelizmente não poderei aceitar o vosso convite, nesse dia estarei com a família em Marte, a tentar recuperar das mazelas deste mundo, que, veja lá, ainda não entendeu que não queremos ser "consumidores" mas sim cidadãos de pleno direito, mas se o evento se repetir marcarei presença, eu e os meus, que cá em casa somos todos daqui.  Atenciosamente,

António Cabrita, Ex-Jornalista, escritor, Professor, Bacharelato em Comunicação 

PS. -Não se preocupe, a TDM e a Banda Larga em Moçambique estão à altura da sua competência, levei mais de uma hora para conseguir fazer este postal 

1 comentário:

  1. chiii! Oh Sr Dr Cabrita, parece que lhe caiu a tampa! va com calma, este e o pais dos bilhoes de maravilhas...Lol

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