terça-feira, 20 de setembro de 2011

COMO 'E QUE SE FALA, P'A?

A senhora com um ar empertigado, a da esquerda, 'e a Ana Magaia, actriz, e um verdadeiro tractor no que toca ao respeitinho com a língua. A Ana não tolera nem enchidos nem cadafalsos ou passos trémulos com a língua, e em Nampula, num almoço deu-me três marteladas, devido a três impropriedades gramaticais que eu teria cometido, que me deixaram zonzo. Foi de tal monta a ensaboadela que acabei por me esquecer dos 'óculos em cima da mesa do restaurante, o que nunca lhe perdoei.
Por isso cá estou difamá-la: se o seu filho 'e dado a deslizes vocabulares, sintácticos ou gramaticais, se você mesmo 'e dado a entorses, o endireita ideal 'e a minha amiga Ana Magaia (não lhe perdoo os óculos, de vingança fiquei-lhe com um cestinha de verga), que vai dar umas Oficinas de Oralidade, no Instituto Camões, em Maputo.
Não seja teimoso(a), a chata vai mesmo ao tropeço da vírgula, a eficácia 'e certa, entra sapateiro e sai politico encartado. Até o zarolho (que o Matteo me perdoe) vai estar atento lá no céu, e o Craveirinha e o Eça na varanda ‘a coca, quadrilheiros. Mas quando mama Ana Magaia fala, eles calam. Porque a mulher sabe. Não falte. São 400 meticais pá, mahala! Informe-se, que as inscrições acabam amanha e est'a quase lotado!

(ps - Quando ela vir o teclado em que escrevi isto, entorna-me a sopa sobre o computador, tenho a certeza...)

5 comentários:

  1. tss tss tss tss ou deveria antes escrever, ka ka ka ka! Quem? E um facto. Os gostos nao se discutem...

    ResponderEliminar
  2. claro que um anónimo nao tem por natureza gosto, dado ter apenas um esgar onde devia estar um rosto. mas neste caso ainda e mais desacertado o comentário porque não se trata de matéria de gosto, AC

    ResponderEliminar
  3. doeu ai doeu ai, ai, ai, a. Muita calma ai.trata-se de sabedoria? Parabens e forca ai mano.

    ResponderEliminar
  4. um mano tem nome, e um mano discorda a vontade, e com propriedade, so um cobarde e anonimo

    ResponderEliminar
  5. falar bem e fundamental porem a dama em questao nao tem nada para dizer. Lembra-me uma cena na stv, em que o seu sobrinho ordenou para que a malta se calasse para ouvi-la. A montanha pariu uma ratazana!Uma autentica vergonha.

    ResponderEliminar